segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Minha históri com Biscuit parte 3

Estava com a primeira rodada aberta e o primeiro pedido foi colherzinhas da Minnie, eu não tinha molde algum, tive que modelar uma a uma 100 colherzinhas, foi muito trabalhoso, mas eu estava feliz, naquele tempo,2 anos atrás as artesãs vendiam a R$ 40,00 o cento da colherzinha na rodada, atualmente vendem por R$ 0,80 centavos cada, a média é as clientes comprarem 30 colherzinhas.

*Mas as coisas não estavam fáceis, eu precisava de fazer amostras, sem ver algumas amostras as pessoas não compravam e tinham medo de artesãos novos devido ao grande número de golpes e eu estava no limite do dinheiro, até que Deus me abençoou com a ajuda de dois amigos incríveis que tenho, uma foi a Viviane, que tinha conseguido seu primeiro emprego de telemarketing,mas não se adaptou muito, sofreu com supervisor que a perseguiu, ela pediu as contas e não chegou a receber o salário todo dela e mesmo tendo os problemas dela me deu metade do dinheiro que ela recebeu pelo trabalho dela, comprei bastante massa de biscuit,bolinhas de isopor, alguns moldes como laços, carinha da minnie e mais alguns que eram úteis, comprei um rolo para abrir massa, outro amigo, o Edu, me ajudou tb e por causa deles dois estou até hoje trabalhando com biscuit, na minha casa e cuidando pessoalmente da educação do meu filho.

Mas a concorrência é muita vezes desleal e BURRA, porque colherzinhas sem moldes dá muito trabalho, principalmente se são carinhas de princesas, turma da Monica,enfim rostinhos, quando são frutinhas, flores e laços é mais fácil, eu fiz uma vez carinhas da Moranguinho baby e fiquei 4 dias somente nas colherzinhas, mas enfim chegou gente cobrando R$ 30,00 pelo cento, foi aí que eu precisei ampliar meus horizontes, como eu só conhecia as rodadas naquele momento, consegui vaga para uma rodada de porta docinhos de biscuit(forminhas de biscuit), fiz amostras de ursinha Branca provençal, Turma do ursinho Pooh e My Little Pony, pesquisei muito no google, Elo 7 e flickr e só encontrava porta docinhos de bichinhos, bailarina e palhaço, não tinha muitos temas, por isso os meus fizeram muito sucesso, eu conseguia fazer qualquer tema, fiz Minnie(sem ser a cabeça preta com laço, fiz ela de corpo todo), aliás essa ideia veio quando fiz a Princesa Tiana em porta doce, vi que poderia fazer saias, então fiz todas as princesas Disney, Minnie, Moranguinho, Lilo & Stich, Sininho, até que me pediram galinha pintadinha, fiz toda a turminha e tive a ideia de fazer a girafa com pescoço cumprido, até aquele momento eu nunca tinha visto nenhum porta doce de girafa com pescoço, as clientes amaram, acho que até hoje fiz mais de 300 porta docinhos somente de girafa(da galinha pintadinha, safari, safari cute.

Mas ainda tinha gente baixando o preço e tinha que dar brinde para sorteio do grupo, até aí sem problemas, mas aí criaram isso de Gerente de Rodadas, teoricamente seria uma pessoa que te ajudaria a divulgar e vender e vc batendo sua meta essa pessoa ganharia um brinde,eu tinha umas 5 rodadas em grupos diferentes, todos pedindo brindes, então eram 5 brindes pra sorteio, fora mais 5 brindes de gerentes e como o preço era baixo meu lucro era apenas R$ 1,00 em cada porta doce, por mais que eu me esforçasse não conseguia sozinha fazer mais do que 400 porta doces num mês,pq o preço deles era R$ 2,00 cada, aí não aparece gente baixando para R$ 1,80 cada e depois R$ 1,70 cada e pior ficavam imitando tudo que eu fazia, esperavam eu lançar modelo de um tema e já iam fazer parecido, imitaram meu palhacinho, meu porta doce de Papai Noel, Rena e Boneco de Neve, porque ninguém havia feito antes.

Como inovar? Era mais uma vez a pergunta,então criei os primeiros porta doces de Carros disney, inventei os porta doces sentadinhos, bonequinhos pequenos, sentadinhos com uma base para o docinho, os primeiros que vendo foram do ursinho Pooh, depois Toy Story, Minnie, Sininho, Safari e Princesas, que aliás, antes de eu fazer nunca vi ninguém fazendo Branca de Neve, Principe, Bruxa, Madrasta e os 7 anões em porta doces, aí comecei a achar bastante gente inovando tb, vi uns lindos dos Mecanimais, pensei em fazer tb,mas eu vendia muito barato e eles eram muito detalhados, achei tb uma artesã que fez a lagarta, gato, coelho e lebre da Alice, eu amei e esses eu copiei sim, aí fiz tb a Alice e o Chapeleiro no estilo do novo filme, e aí consegui me manter mais um pouco,mas estava complicado porque muita gente vinha me pedir amostras, assim que eu fazia elas levavam a foto pra outra que fazia mais barato imitar, então decidi não fazer mais nenhuma amostra de porta doces.

Vi pessoas vendendo velas personalizadas e fiz as minhas, que foram uma no tema Pequeno Principe e outra no tema Galinha Pintadinha, abri uma rodada e aí logo ganhei a admiração de muitas clientes que me pediam a Vela, Porta docinhos e colherzinhas, vi outras artesãs fazendo cubos personalizados,procurei vídeos ensinando a encapar esses cubos,mas não achei, tentei improvisar,mas achei difícil, tive a ideia de comprar um kit de cortadores quadradinhos e cortava 6 partes de massa colava e emendava, rapidamente meus cubos fizeram bastante sucesso.
Comecei a ir nas comunidades e reclamar de tanto brinde e preço baixo, até que algumas donas das comunidades foram coerentes e tiraram a gerentes de rodada e cada pessoa que vendia passou a ser fixa(pq antes abria uma rodada com validade de 1 mês mais ou menos, aí era vez de outra pessoa vender tb) e dava uma vez por ano um brinde pro grupo, pq haviam muitas rodadas de tudo que era produto.
Mas é algo que não rendia, a gente trabalhava, trabalhava e trabalhava e a renda nunca passava de R$ 400,00 R$ 500,00 por mês.
Aí veio a febre Facebook, eu já tinha um perfil,mas não usava, resolvi ajeitá-lo, colocar fotos dos biscuits, entrar em grupos, mas eu ainda estava presa nas rodadas de desconto, criei minha Fan Page, ajeitei meu canal no Youtube, com a ajuda da Erika fiz meu blog, criei conta no Flickr, anúncios no mercado livre, elo 7, airu, tudo que era lugar e mostrando trabalho em grupos de biscuit, fui conseguindo meu espaço e consegui finalmente sair das rodadas de desconto.
Gente quem faz biscuit não pode ter lucro de R$0,50 centavos numa peça, dá muito trabalho, artesanato não existe linha de produção, é muito injusto, ainda bem que as donas dos dois grupos de rodada que eu vendia eram justas, tiraram gerentes de rodadas, pediam brinde uma vez por ano e não faziam imposição de preços super baixos.
Não rebaixe seu trabalho, cobrar preço mais barato quando está começando não é pecado, pode sim,mas não no preço de custo, e só até vc ter uma quantia boa de amostras.
Abaixo vídeo com amostras das Velas Personalizadas que fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário